Olá a todos. Hoje quero falar com vocês sobre a limitação da internet fixa.
Vamos lá, por que as operadoras querem limitar com pacotes de franquia igual à internet móvel?
![]() |
Fonte: Oficina da Net |
Começou com o WhatsApp. Como falei no vídeo anterior, a função de ligação e mensagens fez com que as operadoras perdessem dinheiro. Hoje as pessoas raramente usam SMS e ligação normal idem. Tanto é que o senhor Amos Genish, presidente da Vivo, afirmou que WhatsApp é uma operadora pirata e que a função de ligação deveria ser proibida no Brasil. Não foi pra frente.
Depois, com o Netflix. Percebam que as mesmas operadoras que fornecem serviços de internet fixa,
também fornecem o serviço de TV por assinatura. De 2014 até hoje, mais de 1 milhão de clientes
cancelaram as assinaturas de TV e optaram por Netflix, que é muito mais barato. Feito isso, as operadoras se uniram e apresentaram uma proposta para tirar o Netflix do Brasil ou mais caro, por exemplo: 30% do catálogo teria que conter produções nacionais, haveria uma taxa extra para o consumidor porque o Netflix consumiria mais dados e com isso, o Netflix ficaria mais caro. Por que isso? Para empurrar a TV por assinatura goela abaixo e prejudicar o concorrente, no caso o Netflix. Isso também não foi pra frente.
Então, a Vivo anunciou que a internet fixa não seria mais ilimitada como temos hoje e venderiam pacotes de franquia, como fazem com a internet móvel. Quais seriam os planos? Confiram no link sobre os pacotes avulsos e sobre os termos descritivos dos planos:
Banda Larga Popular 200 kb/s: 10 GB - 29,80
Vivo Internet 4 Mb/s: 50 GB - 179,80
Vivo Internet 8 e 10 Mb/s: 100 GB - 199,80
Vivo Internet 15 Mb/s: 120 GB - 199,80
Vivo Internet 25 Mb/s: 130 GB - 219,80
Vivo Fibra 50 MB/s: 170 GB - por 219,90
Bom, a recepção foi extremamente negativa por parte dos consumidores e a Anatel está conivente com as operadoras, com o argumento que será benéfico para os consumidores (conversa fiada). Com isso, foi criado um projeto de lei de iniciativa popular no Senado Federal com o objetivo de proibir o limite da internet fixa. O relator do projeto é o senador José Medeiros.
O texto está aberto à consulta pública no seguinte link:
http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/125623
Ementa: Sugere "Proibir, expressamente, o corte ou a diminuição da velocidade por consumo de dados nos serviços de internet de Banda Larga Fixa".
Ementa: Sugere "Proibir, expressamente, o corte ou a diminuição da velocidade por consumo de dados nos serviços de internet de Banda Larga Fixa".
Eu sou contra a limitação da internet. Pagamos uma dos serviços de internet mais caros do mundo e agora inventam de limitar? Anatel e operadoras não falam lé com cré. Limitar não é benéfico para o consumidor. É benéfico para as empresas que lucrariam como nunca. Vivo, Claro, Tim, Oi, Net, Anatel, vocês estão erradas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualização: gravei um vídeo onde falo sobre isso.