O Olhar Digital fez um excelente texto listando as formas de se proteger o mais novo vírus: Fireball, um pacote de adwares que controla os navegadores e permite que os invasores monitorem o usuário.
"Em outras palavras, o vírus deixa todos os dados acessados por nesses navegadores vulneráveis. Senhas de redes sociais e de bancos pela internet, arquivos transferidos... tudo isso fica pode ficar à disposição dos cibercriminosos.
Como identificar
Há duas formas de identificar o malware: utilizando softwares com esse objetivo ou buscando pela ameaça sem qualquer ajuda. As duas maneiras, no entanto, não exigem grande conhecimento em informática.
Agora, se você quer colocar a mão na massa, verifique os seguintes pontos:
- A página inicial de algum de seus navegadores foi alterada sem a sua permissão?
- Existem extensões novas em algum dos navegadores instalados no seu PC?
- Existe algum programa que foi instalado no seu computador e que você não conheça?
Se alguma dessas questões teve resposta afirmativa, há a possibilidade do seu computador estar hospedando o Fireball.
Fui infectado. E agora?
A primeira coisa a fazer é trocar as suas senhas de todas as suas redes sociais e contas de e-mail que você acessou naquele computador. Faça isso usando outro terminal e, se possível, outra conexão com a internet. Depois de realizar a alteração, não faça o login dessas contas no computador infectado.
Se há extensões ou programas instalados no seu computador, exclua-os. Depois disso, realize uma faxina geral na máquina utilizando os softwares citados acima. Em último caso, formate a máquina.
Não fui infectado. Como posso me proteger?
Neste caso, a ideia é que você mantenha algum programa de proteção ativado e atualizado no seu computador e também evite acessar links suspeitos enviados em redes sociais e, até mesmo, encontrados em sites de busca. É extremamente importante também que você tome cuidado com links encurtados e que podem esconder sites perigosos.