Se a população aceitar calada, a resposta é sim. O ministro Gilberto Kassab disse que a internet seria limitada no final desse ano, em uma entrevista inclusive em vídeo. A repercussão foi tão negativa que Kassab soltou uma nota se desmentindo, assim como o presidente da Anatel, Juarez Quadros.
Sinceramente, isso aí é um jogo de cena: há muito tempo as operadoras e o governo estudam formas de limitar ou de censurar a internet. Qual o motivo? Para as operadoras: você gastaria mais ainda com franquias de dados, não teria concorrência e nem a quem a recorrer. E claro, operadoras ganham muito mais dinheiro com oligopólio do mercado de telecomunicações.
E o que o governo ganha? Em tempos da operação Lava-jato, descobrimos diversos crimes envolvendo políticos de vários partidos. Não é interessante para a classe política que o povo saiba dos escândalos.
Deve-se levar em conta também que o grupo hacker Anonymous declarou guerra às operadoras. Mesmo Kassab recuando de limitar a internet, seus dados pessoais foram divulgados na rede pelo grupo.
Percebam que Gilberto Kassab, como ministro de ciência e tecnologia e Juarez Quadros, presidente da Anatel, não sabem nada de tecnologia. Duvido até que eles saibam o que significa Windows. Então, amigos, devemos ficar bem atentos com essas manobras de limitar a internet, que não trará benefício algum para a sociedade.