terça-feira, 28 de junho de 2016

Produtividade com o Evernote

Gostaria de indicar um software que utilizo diariamente para estudos: o Evernote, que de acordo com o próprio site, é um espaço de trabalho moderno multiplataforma, onde você pode escrever, adicionar imagens, vídeos, áudios, tudo numa só nota. O ambiente, poderia descrever como um "bloco de notas", porém com muito mais funcionalidades. O Evernote permite que você crie cadernos, pilhas e etiquetas para se organizar como quiser, tanto na vida pessoal, profissional ou acadêmica e todas as notas ficam salvas na nuvem e você pode acessar pela web, aplicativo para Windows, Android, iOS e Mac.








Exemplo do meu Evernote: Cadernos e notas






Exemplo de nota do Evernote


Comecei a usar o Evernote na faculdade. Lá aos poucos substituí o caderno físico pelo papel. Como? Eu digitava textos, gravava os áudios das aulas, tirava fotos das lousas, anexava arquivos, apostilas...Isso me permitiu fixar melhor o conteúdo. A partir daí comecei a usar no trabalho e em diversos cursos online. O conteúdo fica sincronizado na nuvem e posso acessar minhas notas em qualquer dispositivo. Hoje mesmo, em meu curso de espanhol, não uso o caderno, só o smartphone e o Evernote.
As opções de personalização são muitas, criar uma pilha com cadernos e as notas como aulas. Exemplo:
Pilha: faculdade
         Caderno: análise de sistemas
                       nota: aula 1


E na vida pessoal? O que se pode fazer? Bom, pode-se criar notas referentes a atividades do dia-a-dia, lembretes, listas de supermercados.
No trabalho, compartilhamento de documentos, cadernos com nomes de departamentos, criação de procedimentos. Depende da necessidade de cada pessoa. Muito melhor do que escrever em blocos de notas ou em editores de texto.


O Evernote possui 3 modos: básico (gratuito), plus e premium, ambos pagos.
https://evernote.com/intl/pt-br/pricing/

Os valores são anuais e pela grande quantidade de ferramentas que oferece, é um grande investimento. Uso diariamente e recomendo. 


Quero aqui deixar alguns vídeos para que você, caro leitor, inicie no mundo do Evernote. Baixem, testem.

Eis o link para convite:
https://www.evernote.com/referral/Registration.action?sig=898ceddb1e1015cdfc367256ac0544d8df2cfde03bb77746608c15e3207a9bf0&uid=15861933
Você ganha pontos quando alguém se cadastra e instala o aplicativo. Os pontos podem ser trocados por um tempo em conta premium, de um mês até um ano, dependendo da quantidade de pontos.














quarta-feira, 22 de junho de 2016

O que são smartwatches?

Eis que há um dispositivo que hoje não emplacou no mercado como o smartphone: o smartwatch. Mas o que seria isso? Smartwatch é um relógio inteligente que possui funções como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, medidor cardíaco, e-mail, música, todos com sistemas operacionais: Android Wear, Tizen da Samsung e WatchOS no Apple Watch. Isso significa que com o smartwatch você pode ver as suas notificações do celular na tela do relógio.


Tizen OS



Android Wear Cards




Apple Watch com WatchOS



Eis alguns modelos




Samsung Gear S2

http://compre.vc/s/1b293946

Moto 360

http://compre.vc/s/57534906





LG G Urbane

http://compre.vc/s/3e07895f






Mas se é um aparelho inteligente, como o smartphone, por que não fez tanto sucesso? É difícil dizer ao certo, mas creio que não se criou uma necessidade do aparelho e o preço ainda é alto. Bem, isso varia muito de pessoa para pessoa, mas algo que vejo que as fabricantes precisam melhorar é a questão da bateria. As baterias de relógios convencionais duram anos, mas dos smartwatches, duram um dia ou dois e precisam ser recarregadas, assim como o smartphone. 
Há também o pareamento por Bluetooth e o usuário controla o relógio por um aplicativo, que nem sempre está disponível para os modelos. Um exemplo é o Apple Watch, onde o aplicativo é compatível com iPhone e mais restrito ao Android. Penso que o ideal seria compatibilidade com qualquer aparelho, visto que o consumidor tem o direito de escolha. Mas claro: a tecnologia está evoluindo.
Qual seria o modelo ideal? Pelo menos para mim, deveria ter uma entrada USB. entrada para fones de ouvido e uma bateria que durasse por mais tempo, uns 5 dias pelo menos. 
Vale a pena comprar? Isso vai de acordo com as necessidades de cada um. Eu, por exemplo, poderia ver notificações rápidas, e-mails, explorar as funcionalidades do sistema e claro, personalizar o relógio como quisesse. Mais uma vez reitero: é uma questão de gosto e de atender as necessidades.


Gostaria de indicar alguns vídeo com resenhas de smartwatches.



















domingo, 19 de junho de 2016

Novo God of War

Na E3 2016, a Sony divulgou uma prévia do novo God of War para PlayStation 4. No vídeo, vemos um Kratos mais velho, agora com um filho e o ensinando a caçar com arco e flecha, num cenário da mitologia nórdica (quem sabe se veremos Thor no jogo completo). As icônicas lâminas não estão presentes, porém vemos Kratos com um machado mágico e que retorna para suas mãos, similar com o Mjolnir de Thor. A jogabilidade agora acompanha o jogador de costas, muito parecido com The Last of Us, com direito a dragões.
*Nota: ao final do trailer, é possível ouvir um dragão rugindo. O rugido é o mesmo do Godzilla de 1998 (a versão americana)

Assistam o gameplay do novo God of War.





*Lembrando que o novo God of War será exclusivo do PlayStation 4. Quem quiser adquirir o console por 1TB, confira: http://acesse.vc/s/d7191952

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Pagar por software?

Como todos sabem, há softwares pagos, como os aplicativos, por exemplo. Mas quem compra um software é visto como um "esquisito".
É, pagar um software, um serviço, algo que não é tangível, ainda tem gente que fica com um pé atrás.
Mas devemos levar em conta que o desenvolvedor é uma pessoa como todas as outras, que paga os seus impostos e precisa de dinheiro. Vamos pegar como exemplo o Windows, sistema operacional da Microsoft. É pago? Sim. É correto usar o pirata? Não. Porque de qualquer modo, as licenças do Windows fazem parte do faturamento da Microsoft. Se o serviço é bem feito e tem qualidade, qual o problema em pagar?
Devemos ter em conta o seguinte: ninguém trabalha de graça, todos pagaram para estudar. Não tem muito segredo nisso. Devemos valorizar o trabalho do outro. Às vezes reclamamos quando há propagandas em sites ou em aplicativos, mas devemos ter em conta, mais uma vez: é o trabalho do desenvolvedor.

Gostaria de deixar também um vídeo da Bia Kunze, dona do blog http://www.garotasemfio.com.br/blog/

No Periscope que ela realizou com os seguidores, a discussão foi bastante interessante.




quarta-feira, 15 de junho de 2016

Ensino à distância - opinião

Atualmente o ensino à distância vem crescendo bastante, visto que há muitos alunos que preferem essa modalidade do que um ensino presencial.

Eu tinha um certo preconceito com ensino à distância, mas agora vejo que é bem melhor, principalmente os cursos online. No presencial, por mais que você pague, o curso tem um prazo pra acabar e o professor tem um cronograma a seguir pela escola. Nas vídeo aulas, por exemplo, você pode ver quantas vezes quiser, no seu ritmo e é uma grande vantagem, pelo menos pra mim. 

Canais do Youtube também contam com vídeo aulas com os mais variados temas, como Boson Treinamentos, Professor Ramos, Especializa TI, entre outros.



Exemplo de vídeo aula - Linux Mint


Uma dica que eu dou para quem pretende fazer um curso online: faça sempre anotações. Pode parecer meio óbvio isso, mas fazendo anotações, você escreve aquilo que você entendeu e absorve melhor o conhecimento. Eu faço as anotações no Evernote. Crio um caderno e as notas de acordo com a aula e o assunto, como exemplo, um caderno sobre o curso de Windows Server e uma nota da aula, com o texto, imagens, vídeos, links de outros sites. 

Lembrando que mesmo no presencial como à distância, o aluno precisa se dedicar e reservar algumas horas para estudar. Sim, precisa ter uma rotina e vamos dizer assim, disciplina. 

Alguns sites que eu recomendo:

www.aulaead.com - com direito a certificado de conclusão de curso.

Indicação - Linux Mint

Como todos de TI sabem, o Linux é um sistema operacional de código aberto. Atualmente o mais popular é o Ubuntu, lançado pela empresa Canonical. Bem, se fosse comparar com o Windows, pela sua interface, o Ubuntu com interface Unity se parece com o Windows 8, mas claro com mais recursos.



Metro vs Unity




No entanto, foi desenvolvido o Linux Mint, uma distribuição irlandesa e pelo distrowatch, é a distro mais usada no mundo, ultrapassando o Ubuntu, no qual foi derivado. O objetivo do Mint é oferecer uma navegação mais tradicional dos desktops. As interfaces são Cinnamon, MATE, KDE e Xfce.


Interface Cinnamon



Interface MATE




 Particularmente, gosto mais do Cinnamon e do MATE. A grande sacada do Mint é o repositório que permite identificar drivers já no modo live e também de trabalhar com a base LTS do Ubuntu. Isso traz maior estabilidade do sistema operacional. Outra funcionalidade que gostei é que muitas funcionalidades do sistema, quase todas, podem ser feitas pelo modo gráfico, sem necessidade de utilizar o terminal. Para os iniciantes, o Linux Mint é uma das mais recomendadas.



Review do Linux Mint 18 Beta por Diolinux



Notebook com Linux:

Dell Inspiron l14 - http://acesse.vc/s/25863564
Positivo Premium XRI, Core i5, HD de 500 GB e 4GB de RAM - http://acesse.vc/s/c6ddc87e
Notebook Daten Vbl30 14p Corei3 4gb 1tb Linux - http://acesse.vc/s/c6ddc87e



Links:
 https://www.linuxmint.com/
 http://distrowatch.com/?language=PT

Testando o Sony Vegas

Em uma das minhas primeiras aventuras com o Sony Vegas, criei uma edição simples de introdução do PlayStation. Utilizei as imagens e adicionei o som de fundo. 








A suite Sony Vegas Pro.


Como sou iniciante, algo que aprendi foi adicionar imagens na linha do tempo do Vegas e em seguida colocar uma música de fundo. Logo aprenderei mais recursos da ferramenta.

Para quem quiser baixar o Sony Vegas, segue o link abaixo:
http://www.sonycreativesoftware.com/vegassoftware


É recomendável que se use um computador com placa de vídeo dedicada. Quem quiser adquirir um PC ou uma placa de vídeo, indico alguns modelos:

Notebook Asus Intel Core i5 8GB RAM 1TB K555LB DM451T 15.6 ´ Full HD Placa de Vídeo NVIDIA GeForce 940M 1828026:  http://compre.vc/s/21b72609

Notebook Lenovo G40 - 80 com Intel® Core™ i5 - 5200U, 4GB, 1TB, Gravador de DVD, Leitor de Cartões, HDMI, Wireless, Bluetooth, Webcam, LED 14 ´, Windows 10:  http://compre.vc/s/1be23a6a

Notebook Samsung Essentials E32 370E4K - KW3 com Intel® Core™ i3 - 5005U, 4GB, 1TB, Gravador de DVD, Leitor de Cartões, HDMI, Webcam, LED 14' e Windows 10 http://compre.vc/s/75668af7

Placa de Vídeo GTX970 4GB REF DDR5 PCI - E EVGA 04G - P4 - 1970 - KR http://compre.vc/s/0f141cf4

terça-feira, 14 de junho de 2016

Review do Tivizen Dongle

Ontem resolvi gravar minha primeira resenha do dongle SBTVD do Tivizen. Trata-se de um receptor de tv digital para smartphones com Android que tenham o conector micro-USB.

A versão para iPhone com o conector de 30 pinos (anterior ao Lightning) está à venda em: http://acesse.vc/s/cd4ff37c

A versão para Android está disponível na loja Kalunga: http://boo-box.link/2CG2W